Que o Detector de Fumaça é um equipamento fundamental para prevenir incêndios não é novidade, mas você sabia que para ele funcionar corretamente é preciso estar atento as manutenções preventivas e periódicas?
As manutenções envolvem, além da limpeza, outros pontos tais como: revisão das conexões do circuito, testes de funcionamento, comunicação com a central, entre outros.
No item 10 da norma ABNT NBR 17.240/2010, são descritos os requisitos para manutenção do sistema de detecção e alarme de incêndio. Entre algumas dessas exigências destacam-se:
Técnicos Habilitados: A manutenção deve ser realizada por técnicos qualificados.
Relatório de Manutenção: Após cada manutenção um relatório deve ser emitido, detalhando o estado do sistema, data, hora e garantia dos serviços.
Atividades da Manutenção Preventiva: Incluem medições de corrente, verificações de supervisão e estado dos componentes, ensaios funcionais de detectores, limpeza, acionadores manuais, avisadores, comandos e painéis repetidores, entre outros.
Ainda de acordo com a ABNT NBR 17.240, no item 10.5, as manutenções preventivas de detectores deverão ser efetuadas de forma a garantir que no mínimo 25% do total de detectores seja revisado a cada 3 meses, garantindo dessa forma que no período de 1 ano 100% dos detectores estejam testados. A limpeza do detector de fumaça está entre os itens que devem ser observados durante as manutenções.
/// Confira abaixo o passo a passo para realizar a limpeza dos detectores de fumaça da ILUMAC:
Passo 1: Separe os materiais que você vai precisar para fazer a limpeza.
Passo 2: Retire o detector da base girando-o no sentido anti-horário.
Passo 3: Verifique na parte inferior do detector onde estão localizados os dois parafusos da tampa. Após isso utilize uma chave Philips para retirada dos parafusos, soltando a tampa frontal do detector e liberando o acesso a câmara óptica.
Passo 4: Retire a parte superior da câmara óptica de seu encaixe com cuidado, possibilitando assim a visualização da placa eletrônica. Em seguida, retire também a câmara óptica.
Passo 5: Utilize um pincel limpo e adequado, e realize com cuidado a limpeza removendo todas as impurezas.
Passo 6: Com uma flanela semiúmida realize a limpeza da parte superior da câmara óptica e do filtro de impurezas instalado ao seu redor. Também utilize para a limpeza da parte interna e externa da tampa do detector. Espere todas as partes estarem secas para montar o detector.
Passo 7: Recoloque a câmara óptica no lugar, observando o lado certo para encaixe dos LEDs. Verifique se ela ficou bem fechada, sem sobras ou vãos.
Passo 8: Insira os LEDs de sinalização na tampa frontal do detector caso tenham se soltado.
Passo 9: Encaixe a tampa frontal e parafuse novamente o detector.
Passo 10: Encaixe o detector em sua base e realize o teste de funcionamento com o spray.
Pronto! Com esses passos simples você garante uma boa conservação e funcionamento dos detectores de fumaça instalados no local.
Gostou? A ILUMAC oferece um canal exclusivo de suporte técnico onde você pode tirar suas dúvidas e ter toda orientação necessário durante a instalação e manutenção do SDAI. Clique aqui e fale com o nosso suporte!
Tópicos: